Tudo em um escritório é pensado para o trabalhador. A cadeira, a mesa, os suportes para pés e braços, além de equipamentos ergonômicos para adaptar notebook, mouse, entre outros eletrônicos. Quando trabalhamos em casa, o famoso home office, muitas vezes não temos a estrutura ideal. Por isso, é importante estarmos atentos ao espaço do escritório adaptado em nossas residências:

  • Tem que ter boa luminosidade.
  • Atenção para a cadeira. Ela tem que estar em uma altura adequada para não tensionar coluna e pernas.
  • Tentar improvisar suportes para pés, braços e mãos para a postura ficar mais confortável e evitar dores nas articulações.
  • Não fique horas sentado em frente ao computador: faça pausas, fique em pé, ande pela casa para manter a circulação do sangue e ter gasto de energia. Sugeriremos reservar de 10 a 15 minutos de descanso para cada 40/50 minutos de trabalho.
  • Ginástica laboral é uma ótima pedida. Alongue-se! Há vários tutorias na internet sobre exercícios laborais para evitar a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

“Com todos estes cuidados, evitamos tensões nas articulações e na musculatura da região do pescoço, ombros, coluna e lombar, principalmente, realizando alongamento e relaxamento dessas áreas”, ressalta o educador físico Anderson Moreira.

Dica Sandbreak: ter uma rotina saudável é necessário em qualquer lugar, fora ou dentro de casa. Cuidados com alimentação, corpo e mente são sempre necessários.

Contato:

Anderson Moreira, professor de educação física formado pela UFPR. Atualmente presta serviço para o IPCE – Instituto Paranaense de Ciência do Esporte.

starteducacaoelazer@gmail.com

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